A possível razão do nome da Rua do Alecrim…

Como achei esta história deliciosa, partilho convosco este achado acerca de uma certa Ermida que terá existido antes do terramoto do 1755 , para os lados dos Casais do Loreto que é mais ou menos onde é hoje o Largo Camões.

A Ermida foi mandada erigir por uma tal Senhora de sua graça D. Ana Vilhena, que terá vindo da ilha de S. Miguel para contrair matrimónio com D. Cristovão Soares Albergaria , desembargador da Casa da Suplicação.
Com a dita D. Ana veio uma imagem da Virgem pela qual a senhora tinha grande devoção e assim decidiu construir uma casa para albergar a imagem, mas…Qual seria o nome que lhe daria?  Olhou e viu o seu filho a brincar com um mealheiro a fazer um peditório para a Nossa Senhora do Alecrim. A Senhora achou a assim o nome para a sua Imagem…
Mais se conta que, pois esta história não acaba aqui, a decisão da construção da ermida não agradou a todos e levantaram-lhe uma impugnação e, em consequência disso, um notário e um escrivão fizeram-lhe uma visita com uma notificação e a piedosa matrona ficou muito abalada e sentida com tal acção e pediu à Nossa Senhora do Alecrim para a acudir, nesse momento, uma galinha branca que se encontrava no seu estrado, ficou possuída e correu ás bicadas o notário e o escrivão que acabaram por não entregarem a notificação. Encararam o facto da galinha ter ficado tão brava como algo misterioso…Um aviso celestial para que não continuassem no exercício do seu oficio…

Galinha BrancaFonte:Lisboa de Alfredo Mesquita

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades, terramoto de 1755 e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para A possível razão do nome da Rua do Alecrim…

  1. Beatriz disse:

    boa tarde o meu nome e beatriz e sou aluna da faculdade de belas artes. Estou a fazer um trabalho a respeito da rua do alecrim e gostaria de saber se fosse possivel se me poderia indicar a bibliografia onde encontrou esta pequena historia. Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s