Lisboa…A origem

Lisboa…

Olissipo seria segundo alguns historiadores a designação pré-românica da cidade. O nome derivaria de “Allis-Ubo” que significa em fenício “Porto-Seguro”.
Os autores da antiguidade, atribuem a fundação de Lisboa ao heroí da “Odisseia” de Homero, Ulisses ou Odisseu, que segundo Solinus (Gaius Julius Solinus, um gramático latino que viveu no séc.III ou séc.IV, autor da obra “Mirabilibus Mundi), que se terá inspirado na obra de Estrabão ( 63 a.c. ou 64 a.c. – Foi um historiador, filósofo e geógrafo grego  autor da obra “Geographia”) seria Ulisses o fundador de uma cidade na Península Ibérica com o nome de Olissipo.

“Ibi oppidum Olisipone Ulixi conditum: ibi Tagus flumen.”

No documento “Lisboa à Luz dos seus Arcanos” de 1982, o Dr. Olímpio  Gonçalves, da Comunidade Portuguesa de Eubiose, afirma que a origem do nome Lisboa é a velha mãe LUSINA, contraparte do Deus LUG, que era adorado pelos Ligures e Celtas. O Deus LUG nas representações Celtas, era um jovem homem , armado com uma lança de arremesso, esta descrição faz-me lembrar a representação de S. Jorge com a sua lança, que segundo a lenda, trespassou o dragão luciferino e é impossível evitar e atrevo-me mesmo a fazer  o paralelismo entre S. Jorge e o Deus Lug visto que inclusivamente o Castelo altaneiro  de Lisboa possui o nome de S. Jorge.

Daí o nome Lusina, Lusibona, Lisibona. Os árabes mais tarde chamavam a cidade de AL – LIXBÛNÂ ou AL-USHBONA.

Segundo Frei Nicolau de Oliveira séc.XVII, Lisboa  está situada em 7 colinas, talvez procurando uma sacralidade junto a outras cidades sobejamente conhecidas e sagradas que são Roma e Atenas que possuem igualmente 7 colinas.
São os seus nomes: Castelo, S. Vicente, S. Roque, Sto. André, Sta. Catarina, Chagas e Sta. Ana.
Damião de Gois no séc XVI , afirma que são 5 as colinas: Esperança, S. Roque, Sta. Ana, Senhora do Monte ou Sta. Catarina do Monte Sinai e Castelo.

5 ou 7…Ambos os números encerram em si um significado. O número 5 está intimamente ligado ao homem…5 dedos tem o homem nas mãos, enquanto os animais possuem 4, é o número que corresponde  ao Mental Superior, o mundo das ideias, dos arquétipos, dou um exemplo…A idealização da Diáspora portuguesa, que levou a nossa língua, a nossa cultura aos 4 cantos do mundo…Lingua, Verbo, 5º chacra Vishuddha ou Laríngeo, o 5º Império…A Lusofonia. Grandes génios da palavra vivificaram-na: Fernando Pessoa, Guerra Junqueiro, Alexandre Hérculano, Antero de Quental ect. O 5º Planeta do Sistema Solar é Júpiter que em astrologia corresponde  à expansão, dilatação, à ordem e  ao desabrochamento. Confere!

O número 7, por seu turno, corresponde ao 7º veículo da evolução de consciência…O Espírito. Expressa igualmente o alinhamento entre o quaternário inferior do homem ( Físico, Etérico, Astral/Emocional, Mental inferior/concreto 4 ) com a Tríade Superior (Mental Superior/Abstrato, Intuiticional, Espíritual -3) 4+3=7. Além desta constatação, outras mais óbvias ocorrem no nosso dia a dia: 7 são as cores do Arco Iris, os orifícios na cabeça do homem, 7 notas musicais e ect.

Casualidade ou causalidade? Ficará ao critério de cada um de vós. Para mim é sem dúvida uma causalidade…Uma cidade sagrada que foi criada com um propósito, com uma finalidade, o início da Epopeia dos Descobrimentos e quão benéfica foi para o mundo e para nós. No Séc. XV, Lisboa fervilhava de vida, era o centro de comércio e de especiarias e não havia só intercâmbio comercial mas cultural . Até ao reinado de D. Manuel I, Judeus, Árabes e Cristãos viviam em harmonia, essa harmonia, essa miscelânea cultural enriqueceu-nos como povo.

Lisboa é sem dúvida um ode à multi-culturalidade e reflecte-se na sua  arquitectura, nas suas ruas, no seu fado. O rio Tagus abençoa a Cidade. Tudo isto é sem dúvida interessante e empolgante.

Catarina Oliveira

Anúncios
Esse post foi publicado em Etimologia de Lisboa, Lisboa Antiga e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Lisboa…A origem

  1. Muito interessante mesmo todo o texto com as suas analogias . Pega em factos reais deixando espaço para dissertações várias….
    Moscovo também tem sete colinas…
    Parabéns esta igualmente muito bem ilustrado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s